Pesquise nosso site!

Tecnologia do Blogger.

Quem somos nós

Minha foto
Uberlândia, MG, Brazil
O Grupo Giz de Teatro surgiu no segundo semestre de 2009 dentro do curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia, com a montagem do espetáculo "A Cantora Careca". O grupo continua sua investigação pelo teatro do absurdo e, mais especificamente, pela obra de Ionesco com a montagem de "As Cadeiras". Este é o segundo espetáculo de uma trilogia do autor pretendida pelo Giz, sustentando a estética que parte do trabalho físico como estímulo de criação. Outros trabalhos como "Pra errar o chão" e "Um céu para dragões", continuam a pesquisa sobre o treinamento físico como estímulo de criação, mas nestes com uma dramaturgia autoral. Simultaneamente, o grupo inicia uma investigação no campo das performances etnográficas, com "Polivox" e "Coisinhas".

Arquivo

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Há um certo tempo (grande, por sinal), que o blog está parado. Desde a re-estréia d'A Cantora Careca em Descalvado, o Giz já fez mais um monte de coisas e teve pouco espaço de tempo para atualizar o blog. Esta postagem, portanto, é um apanhado do que foi 2011 depois de Descalvado e do que estamos fazendo em 2012, para que possamos voltar a ativa.

Com A Cantora Careca, fizemos duas apresentações no espaço da Escola Live do Grupontapé de Teatro, no mês de setembro de 2011. Com o espetáculo re-estruturado, a necessidade de apresentações na cidade era clara e o Grupontapé foi muito gentil em nos receber para um final de semana de apresentações. Depois, nos dirigimos para o IV Festival Nacional de Teatro Universitário de Patos de Minas, onde os atores Joaquim Vital e Eluhara Resende foram indicados, respectivamente, nas categorias Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante. Foi a primeira experiência do grupo em um festival competitivo e podemos dizer que saímos bem felizes com as trocas e contatos que fizemos.


No segundo semestre de 2011, o grupo começou a montagem do segundo espetáculo de uma trilogia com textos de Eugène Ionesco. Dirigido por Rafael Michalichem, As Cadeiras teve uma apresentação de um ensaio aberto em dezembro, como resultado da disciplina Laboratório de Encenação na Universidade Federal de Uberlândia. Os atores Renata Sanchez e Guilherme Conrado seguem o processo de montagem em conjunto com o diretor e com a iluminadora Eluhara Resende, tendo como data de estréia dia 1º de Julho, no Projeto Boca de Cena, do Programa Cultura na Comunidade. Em breve uma postagem mais direcionada a este processo deve aparecer por aqui! 

O espetáculo de apartamento do grupo, intitulado Apenas uma Maçã e baseado na obra de Caio Fernando Abreu, está sofrendo uma re-estruturação e se tornará agora um espetáculo de palco. A atriz Laiza Coelho assume o papel feminino do espetáculo e, ao lado de Joaquim Vital, compõe o elenco. A remontagem será parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Ana Flávia Felice, que dirige o espetáculo. 

O grupo contou também com a apresentação de duas performance da integrante Juliana Maltos, intituladas Polivox e Coisinhas, ainda no segundo semestre de 2011, ambas na Universidade Federal de Uberlândia. 

Além de tudo isso, tivemos o retorno de um dos nossos integrantes, que viajava a Europa fazendo intercâmbio. Depois de muita saudade, Felipe Braccialli volta para reassumir a iluminação de A Cantora Careca e para partilhar conosco o espaço do Giz. 

Por fim, mas não menos importante, o grupo continua a montagem de um espetáculo ainda sem título que discute a fragilidade das relações humanas e a descartabilidade das coisas, sendo Rafael Michalichem e Eluhara Resende os atores e Aline Jorge a diretora convidada.

0 comentários: